O mercado de chatbots cresce em velocidade acentuada e, diante dessa explosão, as plataformas de inteligência artificial ganham novas dimensões e perspectivas promissoras para atender aos mais variados segmentos. Diante dessa tendência, a assistente virtual Sophie , do Grupo Stefanini, referência em soluções digitais, tem recebido upgrades frequentes, o que tem ampliado suas capacidades.

Ainda mais flexível, inovadora e com alto potencial de executar funções inteligentes e automatizadas, a Sophie explora sua capacidade de se "plugar" a diferentes sistemas, trazendo prontas funcionalidades para sistemas ERPs. Estes novos componentes permitem acelerar os projetos significativamente, entregando mais valor em menos tempo.

As aplicações dos sistemas de gestão corporativas atuam como um importante hub de dados, que permite o funcionamento integrado dos negócios, inserindo, processando e alterando um grande volume informações sobre processos logísticos, financeiros e demais áreas administrativas de uma empresa.

Denominada de Sophie SAP EDA (Enterprise Digital Assistant), o novo framework pode ser integrado a grandes sistemas corporativos, usando Processamento de linguagem natural, uma modalidade de Inteligência Artificial, para simplificar dezenas de processos essenciais ao funcionamento de uma corporação. A solução melhora a experiência do usuário, acelera a tomada de decisões e realiza previsões nos sistemas já em operação. Entre as muitas tarefas realizadas pela Sophie, estão suporte a processo do core business, gerenciamento de fluxos de trabalho, suporte técnico de TI e de aplicações, além de assistência de usuário de negócios.

"É mais uma evolução que estamos inserindo em nossa plataforma para integrar e atender aos mais variados sistemas. A Sophie está ainda mais madura e permite implementação em diversos processos. No SAP, é possível verificar status de notas fiscais, fazer alterações cadastrais, realizar monitoramento e autocorreção de trabalhos a serem executados e até promover uma manutenção preventiva automatizada", explica Alex Winetzki, diretor de P&D da Stefanini.

Entre as funções da Sophie incorporadas e liberadas no sistema SAP estão o auto reset e o desbloqueio de senhas, monitoramento e autocorreção de jobs, verificação de disponibilidade do sistema, formulário de folha de serviço e dados mestres, como criação de registro info e atualização de fornecedor. Também já estão em andamento, por exemplo, a criação de alertas de monitoramentos técnicos e outros serviços de atualização de dados mestres, além do planejamento de ações de compliance, workflows, entre outros, para inserir futuramente no Sophie SAP EDA.

O chatbot Sophie já está presente em vários clientes da multinacional brasileira no Brasil e no exterior. Reconhecida no mundo e premiada como uma solução inovadora, a plataforma foi projetada com um conjunto original de algoritmos de inteligência artificial, que substitui o atendimento humano baseado em scripts por automação, e faz isso de maneira cada vez mais sofisticada, com investimentos em processamento de voz, texto e autoaprendizado. Um dos principais diferenciais da solução é o uso de tecnologia própria, que torna a ferramenta mais rápida de implementar e treinar.

Pode te interessar

Stefanini anuncia novo canal de atendimento com sua plataforma de inteligência artificial Sophie

Posto Ipiranga contrata solução Banking in a Box da Stefanini

Inteligência artificial: a chave para transformar a jornada do cliente