A Atento conquistou a certificação NBR16001:2012, que reconhece a excelência na gestão da responsabilidade social das empresas. A companhia possui um processo de gestão de responsabilidade social há sete anos, certificado pela SA8000®, que promove a melhoria contínua das relações e das condições do ambiente de trabalho tanto da empresa quanto de sua cadeia produtiva (fornecedores e subfornecedores).  A Atento é a primeira empresa do seu segmento a conquistar o selo.

“Nossa política de Responsabilidade Social Corporativa é dividida em três pilares: Colaboradores, Cidadania Responsável e Consciência Ecoeficiente. Dessa forma, conseguimos influenciar positivamente não só nossos colaboradores, mas também ao entorno de onde nossas operações estão instaladas, reduzindo impactos ambientais e contribuindo para uma sociedade mais igualitária”, afirma Ana Marcia Lopes, Vice-Presidente de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Responsabilidade Social Corporativa da Atento no Brasil.

Entre as diversas políticas promovidas pela companhia, destaque para as de incentivo à diversidade e inclusão LGBTI+, de mulheres e negros (equidade de gênero e racial) e de Pessoas com Deficiência (PCDs). Segundo Ana Marcia, a Atento tem muitas unidades espalhadas por todo Brasil. Por isso, é importante o olhar para todos os processos de forma gerencial, garantindo que sejam realizados de forma equivalente em todas as localidades. “A obtenção dessa certificação consolida os conceitos de Responsabilidade Social Corporativa da companhia. Temos muito orgulho por sermos referência em nosso setor devido às ações que realizamos. Para nós é fundamental promover o bem-estar de nossos públicos e uma gestão ética sempre pautada pela transparência”, reforça Ana Márcia.

Multinacional presente em 13 países, a Atento é referência no mercado de Customer Experience e líder tanto no Brasil quanto na América Latina.  A empresa é constantemente premiada por suas iniciativas voltadas à gestão, recursos humanos e diversidade, como Top Employers e Great Place to Work. Além disso, integra o Pacto Global, iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, com objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais, e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente, e combate à corrupção.

A NBR16001 foi criada em 2004 e atualizada em 2012. Baseada na norma internacional ISO 26000, certifica empresas que formulem e implementem, sistematicamente, políticas que levem em consideração a RSC. A norma é aplicável em todos os tipos de organização. Além disso, por adotar a estrutura PDCA (Planejar – Fazer – Verificar – Agir), facilita a integração com sistemas de gestão já existentes.

Pode te interessar

Atento anuncia mais de 2 mil oportunidades de emprego no estado de São Paulo

Atento conquista ‘Prêmio Relatório Bancário 2019’ com case Stelo Experience

Atento é reconhecida como uma das 25 melhores empresas para trabalhar no mundo