Com os avanços tecnológicos as empresas têm buscado cada vez mais inovar nos serviços, mas acabam esquecendo de investir no mais importante, a experiência do consumidor. Um E-book recente produzido pela NeoAssist apontou o perfil desse novo consumidor que, em suma, busca mais relacionamento e sinergia com as marcas, continua em constante evolução.

Além dos valores que o consumidor 3.0 já tinha, como ser altamente informado, socialmente conectado, sensível a preços, confiança nos outros usuários, gosto por se autopromover, busca por gratificação instantânea e inconscientemente seguro. Hoje, o 4.0 agregou novas características, como por exemplo, coparticipação: os clientes não querem ser só ouvidos, mas sim serem envolvidos nos processos; transparência: o consumidor espera estar comprando de uma empresa que fala a verdade em todos os âmbitos; e ativismo social: cada vez mais, espera que as empresas façam algo que esteja além das suas expectativas, preconceito ou atitudes que não sejam socialmente aceitas causará um impacto extremamente negativo para a imagem da empresa. Sendo assim, como conquistar e fidelizar esse novo consumidor?

Mais do que atendimento, relacionamento - Estreitar a relação com seus clientes nunca foi tão necessário. É conhecendo melhor cada indivíduo e, não o considerando somente um número, que você descobre as suas necessidades. "Ao longo dos últimos anos a gente tem mais visto o empoderamento do consumidor. Ele passa cada vez mais a escolher os produtos e serviços, que vai adquirir, baseado na experiência que ele tem com cada marca", afirma Albert Deweik, CEO da NeoAssist.

Otimize a jornada de compra – É importante investir em um excelente atendimento durante todo o processo de venda. "Invista na estrutura do site, confira se você tem em estoque todos os produtos, posicione o cliente sobre todas as etapas da compra, até a entrega. Dessa maneira, você demonstra que ele é importante para a sua empresa", afirma Eduardo Fonseca, CMO da DIWE.

Personalize ofertas - Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Segment com mais de 1000 consumidores mostra que 49% compraram itens que não pretendiam adquirir, por causa de recomendações personalizadas da marca com quem eles estavam se relacionando naquele momento. O uso da tecnologia e de CRM permite que empresas consigam identificar oportunidades de crescimento baseadas no comportamento dos consumidores, melhorando a experiência de consumo de cada cliente, a integração dos canais de atendimento ao cliente, a otimização de processos e fidelização de clientes. Entre os players desse mercado, está a Propz, empresa que oferece soluções de CRM, inteligência analítica e big data que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo em tempo real e de forma automatizada.

Trabalhe com profissionais renomados - Para conseguir otimizar seus resultados com o público 4.0 nada mais importante que contar com ajuda profissional de quem entende do mercado e como atingir esse novo consumidor. A GhFly - agência referência em marketing digital, por exemplo, trabalha focada não somente em performance como também em campanhas que diferenciam seus clientes no mercado. Ações engajadas com temas que repercutem na internet como séries e filmes que estão em alta, se tornam oportunidades para ações que impactam os consumidores de forma diferenciada, e criam essa aproximação, tão importante nos dias de hoje, entre marca e consumidor.

Assertividade é a palavra-chave - Com tantas opções a pouco cliques, entender o que o consumidor busca, como ele busca e quando ele busca pode fazer toda diferença na hora de efetivar a venda. Por isso, a Promobit - plataforma que reúne e seleciona as melhores promoções da internet, trabalha com levantamentos que identifica o comportamento dos consumidores e aumenta a assertividade na hora de realizar promoções e ofertas. Levantamentos realizados pela Startup já identificaram o melhor momento para comprar celulares em lançamento, como o S10, por exemplo. Também foi feito um estudo que mostrou que um terço das ofertas online em 2018 eram falsas. Todos esses dados ajudam na hora de criar estratégias de vendas tanto para lançamentos quanto para promoções sazonais.
Escute e se aproxime de seus clientes - O Supermercado Now, maior plataforma de supermercado online, permite uma compra completa, inclusive de alimentos frescos, de uma forma prática e rápida. Por meio de shoppers, compradores pessoais, as compras são feitas no próprio mercado e entregue à domicílio. Desde o início de suas operações a startup mantém um núcleo de Customer Success focado em ouvir os clientes. Os feedbacks colhidos são essenciais para que a empresa aprimore suas atividades e tenha insights para o futuro. Além disso, envios de cartões escritos à mão e presentes em datas sazonais fazem parte do road map da startup.

Domine a audiência e encante seu cliente - No ambiente e-commerce, o foco do lojista deve estar no público-alvo e não no produto ou serviço. "O consumidor está em busca de soluções e proporcionar uma experiência satisfatória no comércio eletrônico envolve todo um planejamento para estreitar relacionamento com esse potencial cliente, com um perfil que se assemelhe ao da marca", afrma Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce, plataforma que em três anos criou mais de 40 mil lojas virtuais e transacionou mais de 500 milhões de reais. Segundo Soares, vale lembrar que a estratégia não acaba na venda, já que a fidelização do cliente é tão importante quanto atraí-lo. O famoso 'pós-venda' precisa ser impecável, pois ao proporcionar uma excelente experiência ao usuário, você vai encantá-lo. "É quando ele passa a ser um embaixador da sua marca, começando a recomendá-la a outros potenciais leads que, como ele, procuram soluções que sejam satisfatórias e confiáveis", explica o empreendedor. Portanto, o que vai determinar o sucesso para conquistar esse novo consumidor é a junção de estratégias pensadas para o ele, estabelecendo conexões sólidas e duradouras, em que o consumidor se identifique com a sua marca.

Ferramentas tecnológicas para impulsionar o consumidor - Com o surgimento das novas tecnologias, captar novos leads tornou-se o grande desafio para muitas marcas e empresas. Analisando o cenário atual, as marcas se mostraram cada vez mais participativas e buscam por ações diferenciadas e assertivas para seu negócio com objetivo de impactar seu público-alvo. O marketing digital é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada para engajar consumidor e empresa. Pensando nisso, a leadlovers, plataforma de automação de marketing digital, proporciona aos seus clientes diversas soluções inovadoras para ajudar a aumentar as vendas tanto no ambiente físico como no online, e captar novos leads.

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